quinta-feira, 16 de agosto de 2007

A ÁGUA QUE HOJE POUPAR É A QUE AMANHÃ VAI USAR

É essencial pensarmos em corrigir os nossos hábitos relativamente á água,temos que pensar no futuro porque pelo consumos actuais de água os nossos filhos e netos não terão acesso ou dificilmente poderão consumir água potável com a qualidade que ainda temos.
Não podemos ser egoístas e pensarmos que ao "viver bem e á grande" não prejudicamos ninguém,muito pelo contrário, prejudicamos todo o nosso futuro e o futuro do mundo, e pequenos gestos hoje fazem a diferença amanhã poupe dinheiro poupando água e poupando o mundo!!!

Verá que com pequenos gestos poupará muita água:



  • Cozinha
    Antes de lavar os pratos, tachos, panelas ou frigideiras, limpe-os com papel. Se necessário deixe "de molho" os tachos e panelas. Não lave a loiça em água corrente. Utilize a Bacia do Lava-Loiça ou alguidar. Não lave a loiça peça a peça, junte-a e lave-a uma a duas vezes por dia. Use a mínima quantidade de detergente necessária para uma lavagem eficaz. Poupará água e detergente.

  • Lavagem de Roupa
    Uma máquina de roupa consome 150 litros de água por lavagem. Use-a apenas com a carga máxima. Para pouca roupa ou peças isoladas não use a máquina. Lave à mão e pode depois utilizar a água para lavar o chão da cozinha.

  • Máquina da Loiça
    Se tiver máquina de lavar loiça, não ponha a trabalhar sem a carga completa. Lembre-se que quando a liga, ela consome 60 litros de água.

  • Duche
    Num duche Gasta 25 litros de demorar 5 minutos. Mais é desperdiçar tempo e água.

  • Autoclismo
    Em cada descarga do autoclismo gasta 10 a 15 litros de água.Deve utiliza-lo só quando for necessário. Não transforme a sanita em recipiente de lixo. Restos de comida, cabelos, papeis, cigarros (bem apagados) vão para o lixo.

  • Banhos de Imersão
    Num banho de imersão gasta pelo menos 3 vezes a quantidade de água utilizada para tomar um duche. Tome duche em vez de banho de imersão e não se esqueça: seja rápido e enquanto se ensaboa não deixe correr a água do chuveiro.

  • Lavatório
    Enquanto escova os dentes ou se barbeia feche a torneira.Assim poupará 10, 20 ou mesmo 30 litros de água.

  • Rega
    Há plantas que necessitam de pouca água. Evite regá-las sem necessidade.Se possível utilize água de poços ou ribeiros ou mesmo água de lavagem de legumes e frutos.Regar de manhã cedo ou à noite é poupar água que se perde com o calor do sol.

    Regras a Cumprir

    Não deixe torneiras a pingar, feche-as bem.
    Se estiver avariadas mande consertá-la rapidamente.
    Não perca tempo em mandar arranjar o autoclismo quando verificar a existência de fugas.
    Chame o canalizador sem demora quando tiver um cano rebentado.
    Se houver cortes de abastecimento de água na zona onde vive armazene a quantidade que necessitar.
    Se lhe sobrar água da distribuição anterior não a deite fora.
    Se detectar uma fuga numa boca de rega ou noutro ponto da conduta contacte sem demora a sua Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal da sua área de residência.
    Reutilize a água que puder.
    Em casa, na escola, nos locais de trabalho, reduza o consumo.Evite lavar páteos com mangueira, opte antes por varrer e poupa centenas de litros de água.

Pense em si e no seu futuro, já imaginou que quando houver pouca água o preço será como o petróleo que está sempre em escala?O preço e a qualidade serão dois problemas a adjudicar á escassez deste bem vital!!!

Sem comentários: